sexta-feira, 6 de maio de 2011

eu, meu peso e meu medo.

Há alguns anos atrás, há mais ou menos 7 anos, eu engordei bastante. Fiquei bem acima do peso considerado saudável e ouvia muito das pessoas que eu estava gorda, principalmente da família. Minha mãe passou a tomar refrigerante da minha mão, a não comprar nescau (meu vício) e nem biscoito recheado. Toda essa pressão em cima de mim e a vaidade da pré-adolescência me levaram a fazer loucuras pra emagrecer. Eu  passava uma semana bebendo apenas líquidos, jogava o almoço que minha mãe colocava no prato em um saco plástico e levava para o lixo, tentava vomitar(nunca consegui), bebia muita água pra não sentir fome e comia frutas no lugar de arroz, feijão, frango. Cheguei ao ponto de cair em uma loja  por conta  da pressão baixa. Fui levando assim... em alguns dias eu tinha compulsão alimentar, em outros eu passava fome, rejeitava mesmo. Poucas pessoas sabem dessa fase. Morro de vergonha de contar. Fui fraca, maltratei meu corpo e minha mente.

Depois de algum tempo, ainda lutando com a balança e com o meu psicológico, consegui um peso que me fazia bem, que eu me sentia linda. Voltei a comer com moderação, não passava fome. E tava tudo bem. Mas, já não está mais. Sou muito complexada, muito mesmo. Conto as calorias das refeições, calculo quanto eu gasto fazendo isso ou aquilo. E, apesar de tanto complexo, eu vacilo. E nessa fase de correria que ando vivendo, nessa fase de ansiedade, eu como mais do que deveria, mais do que desejaria. Resultado? Ganhei 4 kgs por conta disso. 

Pra você pode ser pouco, e sendo racional, eu sei que é pouco. Mas só eu sei a sensação de ter 4 kgs a mais sentindo que tenho 10 kgs. Só eu sei o medo, a sensação de me olhar no espelho e não gostar do que vejo. Só eu sei o transtorno que passo com medo de vestir uma roupa e perceber que ela estar apertada. Faz dois meses eu não visto uma calça com esse medo. Só eu sei o medo de ser gorda, de voltar a ouvir das pessoas que sou gorda, estou gorda.

Depois de tantos meses sem sucesso,  eu entendi que sozinha eu não consigo, que não sei como devo me alimentar, como conter certas ansiedades em relação a comida e resolvi pedir ajuda de um profissional. Entendi que não vou conseguir sem a  ajuda de uma nutricionista. Terça, às 07:30, é minha consulta.

4 comentários:

Jady disse...

Eu era uma criança normal e entrei na adolescência cheinha. Não chegava a a ser gorda com 60kg para meus 1,70m, mas me achava um elefante. Comecei a namorar um gato e a minha auto-crítica foi às alturas. Foi quando me tornei bulímica. Quando engravidei pesava 55 Kg e, sabendo que botando a comida pra fora estava prejudicando o bebê, parei. Me tornei adepta de uma alimentação saudável e depois de muitas frutas, verduras e cereais, aumentei apenas 8 Kg durante a gravidez. Um mês depois do parto estava com meu peso regular, mas não parecia suficiente. Voltei a vomitar... Cheguei a pesar 50 Kg. Quando me vi numa foto com o marido (agora ex) caí em mim... Procurei endocrino, que me encaminhou para uma nutricionista e um terapeuta. Dois anos depois eu estava de volta aos 55 e tinha entendido que corpo bonito é corpo saudável. Vez ou outra tenho meus prós com o espelho, mas ter um marido que me chama de gostosa 1000 vezes por dia, além de dizer que eu sou linda, não importando se estou de jeans e camiseta ou de salto num pretinho básico, ajuda um bocado ;-)

A sua beleza está na cabeça ;-) Cuide dela!!

Michele disse...

Vãn, acho que é a melhor coisa que você faz mesmo. Vai aprender a se alimentar da maneira correta e saudável e assim, poderá viver sem tantos sacrifícios!

Obriada pelos parabéns, querida!

Um beijo grande e boa semana!

Rushadows disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruan Carlos disse...

Eu te conheci há 6 anos e você já era maravilhosa!

Não precisa de tanto complexo Bam.
Mas se não se sente bem...
Você acabou de tomar uma ótima decisão.